Banco de Sangue do Cordão Umbilical ou Placentário

» Por que doar?

Após o nascimento de seu (sua) filho (a), a placenta e o sangue do cordão umbilical serão jogados fora como é de rotina. Este material é extremamente rico em células jovens, imaturas que possuem a capacidade de dar origem a todas as células do sangue. Estas células são chamadas de células precursoras da linhagem hematopoiética.

Existem várias doenças graves que necessitam, durante o seu tratamento, de transplante deste tipo de célula. Durante vários anos a única fonte das células precursoras era a medula óssea. Mas para que o transplante de medula possa ter sucesso, ela tem que ser o mais compatível possível com o paciente. Achar um doador compatível é muito difícil mesmo na própria família.

O sangue de cordão se tornou nos últimos anos, importante fonte de obtenção destas células por ser um material facilmente obtido e manipulável. Devido à imaturidade destas células, elas não necessitam ser totalmente compatíveis com o paciente como no caso da medula óssea, e não têm capacidade de competir com as células do paciente, sendo baixa a incidência de uma doença chamada GVHD que quando aparece, piora o estado clínico do paciente. Portanto um material que seria jogado no lixo tornou-se importante e em alguns casos, a única chance de transplante de alguns doentes.

Agora você pode ajudar alguém a viver, doando o sangue de cordão umbilical e da placenta do seu(sua) filho(a) que irá nascer, para fazer parte do nosso Banco de Sangue de Cordão.