» Divulgação do Edital Anvisa-CNPq - Chamada Pública para Projetos de Pesquisa

Chamada pública pelo CNPq.

Prezados,

Informamos que foi publicada chamada pública pelo CNPq visando selecionar projetos de pesquisas demandados pela ANVISA, onde constam temas afetos à regulação de sangue, tecidos, células e órgãos:

i) Estudos sobre riscos de transmissão de doenças através do sangue, tecidos, células e órgãos.

Objetivo: avaliar o risco de transmissão de doenças por meio da transfusão de hemocomponentes, particularmente endemias nacionais que não estão contempladas na legislação específica de triagem nos serviços de hemoterapia.

Resultado esperado: avaliação de risco de transmissão de doenças endêmicas nacionais por meio da transfusão de hemocomponentes, com proposição de medidas de controle desta forma de transmissão tanto da parte da ANVISA quanto por parte do Ministério da Saúde.

j) Estudos para diagnóstico, monitoramento e avaliação de serviços de hemoterapia e bancos de tecidos e células.

Objetivo: Avaliar a especificidade e sensibilidade dos testes NAT registrados e não registrados na ANVISA para a triagem de doador cadáver.

Resultado esperado: Espera-se que seja avaliado se os testes NAT disponíveis no mercado, registrados ou não na ANVISA para a finalidade de doador cadáver, estão adequados para realizar essa triagem e a publicação dos resultados obtidos.

A publicação também está disponível no DOU de segunda – feira, 21/08 e o prazo para submissão de propostas vai até o dia 05/10.

Solicitamos o apoio desta instituição/organização para divulgação aos pesquisadores e instituições relacionados a sua abrangência que trabalham com os referidos temas.

Atenciosamente,

Equipe Técnica