O Hemocentro Unicamp, por meio do Laboratório de Hemostasia, promoveu na última sexta-feira o 2º Simpósio de Hemostasia Clínico Laboratorial – PAEQ-Hemostasia, que reuniu profissionais e pesquisadores para discutir os avanços e desafios da área laboratorial.
O evento, ocorrido em São Paulo, contou com a presença do renomado pesquisador Dr. Gary Moore, da Universidade de Cambridge, Londres, considerado uma das principais referências internacionais em Hemostasia e grande parceiro do laboratório do Hemocentro da Unicamp.
Durante o simpósio, foram apresentadas palestras que abordaram temas essenciais para o futuro da área, como:
- Qualidade dos testes de hemostasia;
- Diversidade da assistência laboratorial no Brasil;
- Relevância do Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Hemostasia (PAEQ-Hemostasia), sediado no Hemocentro da Unicamp.
O PAEQ-Hemostasia foi destaque nas discussões por sua função estratégica na avaliação da capacidade diagnóstica dos laboratórios. O programa garante maior confiabilidade nos exames, tornando-os cada vez mais funcionais e seguros para pacientes em todo o país.
A participação ativa de diversos laboratórios e hemocentros brasileiros reforçou a relevância do simpósio como espaço de integração entre pesquisa, prática laboratorial e assistência em saúde.