janeiro 31 2018 0Comentário
ensino-pesquisa

Pesquisa

Linhas de Pesquisa

A pesquisa nas áreas de hematologia e hemoterapia sempre foi e segue sendo uma das atividades que caracterizou a excelência do Hemocentro da Unicamp. Grande parte de seus médicos, biologistas, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais da saúde coordenam ou participam de atividades em diversas linhas de pesquisa da hematologia e da hemoterapia, são elas:

Administração e Controle de qualidade

Gestão, integração com a rede hospitalar e ambulatorial, segurança transfusional, implantação de programas de gestão da qualidade em nível de certificação. Controle de qualidade de processos e produtos na área de hemoterapia. Políticas ambientais ou de sustentabilidade.


Fisiologia das células tronco

Estudos das propriedades das células tronco e células mesenquimais e sua diferenciação em tecidos, servindo como base a terapia celular.


Histocompatibilidade
Visa o estudo dos complexos de histocompatibilidade, seleção de doadores de transfusão e transplante de órgãos bem como a imunidade ligada aos tecidos.


Imuno-hematologia
Visa o estudo dos grupos sanguíneos e a compatibilidade transfusional.


Imunologia de transplantes

Visa otimizar os transplantes de medula óssea e órgãos sólidos no sentido de evitar a rejeição e estimular o efeito enxerto versus tumor. Recuperação imunológica pós transplante e neoplasias secundárias a imunossupressão pós transplante.


Medicina transfusional

Clínica da transfusão, suporte aos procedimentos de tratamento anti-neoplásico e transplante de órgãos.


Terapia celular

Estabelecimento de princípios imunológicos e fisiológicos das células tronco e suas aplicações na medicina. Criopreservação de células tronco. Banco de sangue de cordão umbilical. Transplante de medula óssea.


Triagem para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão e hemovigilância

Visa desenvolver avaliações e investigações relacionadas com os métodos de triagem para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão e o risco transfusional bem como o processo de hemovigilância de pacientes e doadores. Investigação na área de avaliação de risco transfusional e efeitos adverso às transfusões.


Laboratórios de Pesquisa

O Hemocentro da Unicamp possui uma série de laboratórios de pesquisa. Aqui você pode obter informações sobre suas atividades, linhas de pesquisa:

  • Laboratório de Hemoglobina e Genoma – Prof. Dr. Fernando Ferreira Costa
  • Laboratório de Hemostasia e Biologia Molecular – Profa. Dra. Joyce M Annichino-Bizzacchi
  • Laboratório de Hemostasia e Inflamação – Prof. Dr. Erich V De Paula
  • Laboratório de Inflamação Vascular – Dra. Nicola Conran

Pesquisa Clínica

Os grandes avanços da Medicina só foram possíveis porque em algum momento pacientes e familiares aceitaram participar de forma voluntária em projetos de pesquisa que estudam como as doenças e seus tratamentos se comportam no organismo humano. Conhecidas como “Pesquisa Clínica”, este tipo de investigação é essencial para a melhoria do tratamento oferecido a nossos pacientes.

A pesquisa clínica pode envolver:

  • Coleta de informações clínicas (entrevistas ou consulta a prontuários)
  • Obtenção de amostras de sangue
  • Uso de tratamentos experimentais

De acordo com a lei Brasileira, qualquer pesquisa que envolva seres humanos deve ser inicialmente aprovada por um Comitê de Ética em pesquisa que avalia os riscos para os voluntários. Mesmo após esta aprovação a pesquisa só pode ser iniciada após o consentimento do voluntário que em geral é obtido através da assinatura de um “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido” que explicita todos os direitos do voluntário.

Se você é paciente do Hemocentro é muito provável que em algum momento você seja convidado a participar de algum tipo de pesquisa clínica. Informe-se junto a seu médico e junto ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp que regula nossas atividades.

Pesquisas clínicas que envolvem tratamentos experimentais representam a etapa final do desenvolvimento de um novo tratamento, e em geral ocorrem muitos anos após os estudos iniciais em laboratórios e em animais. Por sua complexidade estas pesquisas são normalmente realizadas por grupos de laboratórios e frequentemente possuem apoio da indústria farmacêutica. A legislação nacional e internacional é extremamente rígida na regulação e fiscalização destas pesquisas, a fim de garantir a segurança de pacientes. Por outro lado, estas pesquisas muitas vezes representam uma oportunidade única de acesso a novos tratamentos para pacientes com doenças para as quais os tratamentos convencionais já falharam. Aqui você encontra uma lista de pesquisas clínicas em andamento no Hemocentro da Unicamp assim como seu andamento.

l3773r4

Write a Reply or Comment