junho 20 2022 0Comentário

Hemocentro integra projeto pioneiro de terapia genética

Unicamp, por meio do Hospital de Clínicas e do Hemocentro, integra um projeto pioneiro no país para tratamento de câncer por meio de células de defesa dos próprios pacientes. A terapia genética conhecida como CAR-T Cell tem potencial para tratar pessoas em estágios hoje considerados irreversíveis.

Professor titular de hematologia e hemoterapia da Unicamp, Carmino de Souza define a nova terapia, realizada apenas 5 mil a 7 mil vezes em todo o mundo, como uma “fronteira científica absolutamente nova”.

“Eu me sinto como na época que a gente estava começando o transplante de medula óssea na década de 80. É uma modalidade de tratamento de câncer – e não só de câncer, porque pode ser usada eventualmente para doenças genéticas – que é uma avenida difícil de imaginar até onde vai”.

O governo estadual anunciou, nesta terça-feira (14), um programa que promete a produção em larga escala da terapia genética. Duas fábricas funcionarão no estado – uma na capital, inaugurada nesta manhã no Instituto Butantan, e outra em Ribeirão Preto, prevista para ser lançada na semana que vem na USP.

Além da Unicamp, fazem parte do programa os campi da USP de São Paulo e de Ribeirão – e o próprio instituto da capital.

Notícia publicada por G1 em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2022/06/14/car-t-cell-unicamp-integra-projeto-pioneiro-no-brasil-de-terapia-genetica-contra-o-cancer-que-usa-celulas-do-proprio-paciente.ghtml

michel

Write a Reply or Comment