setembro 28 2020 0Comentário

Hemocentro participa da 3ª Semana Lixo Zero da Unicamp

Ocorreu entre os dias 18 e 25 deste mês de setembro/2020 a 3ª edição da Semana Unicamp LixoZero com diversas atividades em várias Unidades/Órgãos da Universidade.

A estratégia LixoZero propõe aproveitar ao máximo os resíduos recicláveis e orgânicos gerados, reutilizando-os ou dando-lhes a destinação ambientalmente adequada. Essa estratégia  tem sido gradualmente adotada mundo afora como um instrumento fundamental da economia circular. Presente em várias cidades do mundo, o movimento LixoZero visa, sobretudo, reduzir e/ou eliminar o envio desses resíduos para os aterros sanitários ou para a incineração.

Na Unicamp esse movimento iniciou-se em 2018, em uma iniciativa dos pesquisadores do FLUXUS em parceria com servidores do GGUS (Grupo Gestor Unicamp Sustentável), com o objetivo de sensibilizar a comunidade para  lixos gerados dentro dos campi, visando a redução do seu envio para aterro .  Na Universidade esta semana é pensada para englobar o dia Mundial da Limpeza – World Clean Up, 19/09; o dia da árvore 21/09 e o dia sem carro, 22/09.

Dentro desta perspectiva, o Hemocentro entregou uma Squeeze de água para cada colaborador. A utilização destas garrafas reduzirá o número de copos plásticos que atualmente chega a 200 mil unidades por ano. A iniciativa é da coordenação junto ao grupo de trabalho de consciência ambiental do Hemocentro Unicamp.