maio 13 2019 0Comentário

Super-heróis incentivam doação de sangue no Hemocentro

O Hemocentro de Campinas, promoveu nessa sexta-feira, 10/05, uma Campanha, que trazia os super-heróis da Marvel, para estimular a doação de sangue. A ação que ocorreu das 10horas às 15horas tinha como principal objetivo sensibilizar a população e para aumentar o numero de doadores de sangue, já que estamos em um período caracterizado pela queda de estoques de sangue.

Vagner de Castro, diretor do Hemocentro, conta que é a primeira vez que realizam uma ação como essa e explica que a finalidade da ação foi justamente mostrar que além dos heróis das telas, existem os heróis da vida real, “Os doares de sangue salvam pessoas sem precisar de nenhum super poder especial, basta a boa vontade e o altruísmo”.

Os super-heróis, fazem parte do Grupo Super Amigos, fundado por amigos e cosplays que se juntaram com o intuito de levar alegria e esperança para crianças e adultos em hospitais, creches, escolas e abrigos. Começaram a fazer as ações na cidade de São Paulo, mas atualmente também possuem uma sede em Campinas e Santos.

Gustavo Tomas, 27 anos, estava doando sangue pela segunda vez hoje e elogiou a iniciativa, “Como a Campanha mesmo diz, o nosso poder aqui  é doar sangue e ajudar o próximo, sendo o super herói de quem precisa. Sem contar que é algo que você faz de coração e se sente bem por estar ajudando o próximo”.

Já Samara Silva, 29 anos, veio doar sangue pela primeira vez hoje. Segundo ela, já teve pessoas da família que precisaram de doações de sangue mas na época, não teve coragem de doar. Hoje, após saber da ação que estava acontecendo no HC, criou coragem e decidiu comparecer para ajudar a causa, junto à seu esposo e seu filho.

Ademir Ribeiro dos Santos, 47 anos, tem o costume de doar plaquetas ha 20 anos e todo mês vem ao hospital doar sangue. Para ele, a ação de trazer os super-heróis para o hospital chama atenção e deve incentivar as pessoas a doarem sangue, “Eu acho que a ideia pode incentivar principalmente os mais novos, pegar a onda do cinema e fica gravado que a Marvel está ligada a doação”.

Para ser doador é necessário ter entre 18 e 69 anos, e estar com documento com foto. Os doadores de 16 ou 17 anos só podem efetuar doação mediante consentimento formal e presencial dos pais ou responsáveis. Também é preciso pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e após, o almoço, aguardar 4 horas; estar descansado; e não fumar até 2 horas antes e depois da doação. Antes da doação de sangue, é feita uma avaliação, para que possa ser feito um procedimento seguro.

Caius Lucilius com Nicole Almeida
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

michel

Write a Reply or Comment