julho 10 2019 0Comentário

Vaga aberta de Pós-Doutorado no Hemocentro – UNICAMP

Há vaga de Pós Doutorado disponível para trabalhar no grupo de pesquisa da Professora Sara T Olalla Saad no Centro de Hematologia e Hemoterapia da UNICAMP, Campinas, Brasil. As vagas são para participar do projeto “Preditores de Gravidade e Novos Tratamentos para Neoplasias da Medula Óssea”.
O sistema vascular transmite e distribui células hematopoiéticas, nutrientes, gases e vários mediadores químicos da angiogênese. Os vasos sanguíneos são os primeiros órgãos a se desenvolverem no embrião humano. São originados a partir de precursores endoteliais que compartilham a mesma origem dos progenitores hematopoiéticos e essa estreita relação entre o sangue e o sistema vascular é importante para a angiogênese durante a vida.
A angiogênese é caracterizada pela formação de novos vasos a partir de uma rede vascular pré-existente e é um processo complexo que requer equilíbrio entre estimuladores e inibidores de sinais. O distúrbio dos mecanismos da angiogênese fisiológica tem papel na patogênese de algumas doenças como câncer, psoríase, artrite, retinopatia. Em neoplasias hematológicas como leucemia mielóide aguda, leucemia linfoide aguda, síndrome mielodisplásica, neoplasia mieloproliferativa, a angiogênese regula o desenvolvimento tumoral e metástase sob a forma de proliferações de vasos sanguíneos.
Resultados preliminares do nosso grupo de pesquisa mostraram que a inibição da ARHGAP21 altera a expressão gênica de células endoteliais e atividade de RhoA.
Desta maneira, o objetivo deste estudo será analisar o papel da proteína ARHGAP21 na angiogênese, utilizando zebrafish, camundongo ARHGAP21+/- e modelos in vitro, e compreender mecanismos moleculares relativos à formação de vasos sanguíneos, pois a desregulação desses processos está relacionada com diversas desordens hematológicas.
Interessados devem enviar Curriculum com uma lista de publicações e duas cartas de recomendação por email para sara@unicamp.br até dia 19 de julho de 2019. As bolsas serão concedidas pela FAPESP-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (http://www.fapesp.br/en/5427) de acordo com os valores estabelecidos pela fundação (R$ 7.373,10 mensais, pela tabela de 01/09/2018) por 24 meses com uma possível extensão de até mais 24 meses.

Título: Bolsa de PD em investigação do papel da ARHGAP21 na angiogenese
Área de conhecimento: Bioquímica, Biologia Celular e Molecular.
Habilidade em investigação de hematopoiese em zebrafish é desejável.
Nº do processo FAPESP: 2017/21801-2
Título do projeto: Preditores de Gravidade e Novos Tratamentos para Neoplasias da Medula Óssea
Área de atuação: Clínica Médica (Hematologia)
Pesquisador principal: Sara Teresinha Olalla Saad
Unidade/Instituição: Centro de Hematologia e Hemoterapia – Unicamp

michel

Write a Reply or Comment