abril 03 2024 0Comentário

Hemocentro Unicamp inicia parceria com Angola no tratamento da hemofilia

Parceria Brasil-Angola ocorrerá por intermédio da WFH (Federação Mundial de Hemofilia)

Em visita em setembro de 2023 ao hospital de Hematologia do Ministério da Saúde em Luanda, Angola, o Hemocentro elaborou a proposta da parceria que se iniciará este ano e tem o objetivo de promover o tratamento dos pacientes com hemofilia e doenças hemorrágicas no país africano. 

O Programa da Federação Mundial de Hemofilia (WFH) financia parcerias colaborativas de curto prazo entre profissionais médicos, organizações de pacientes e líderes jovens de todo o mundo. O Programa promove o desenvolvimento de capacidades e a sustentabilidade através do intercâmbio de conhecimentos e competências entre parceiros. Em Janeiro de 2024, a WFH acolheu sete novas parcerias entre países, dentres elas Angola-Brasil, por meio do Centro Internacional de Treinamento em Hemofilia do Hemocentro Unicamp, comandado pela Profa. Dra. Margareth Castro Ozelo. 

“Estamos muito entusiasmados com a potencial parceria entre Campinas e Luanda. Temos uma enorme confiança de que esta colaboração será bem-sucedida e produzirá resultados valiosos”.
—Silmara Aparecida de Lima Montalvão, Supervisora ​​de Laboratório, Centro Internacional de Treinamento em Hemofilia (IHTC) Campinas

O Programa tem duas vertentes principais focadas em organizações de pacientes com hemofilia e centros de tratamento de hemofilia, apoiando profissionais médicos para que possam prestar cuidados e tratamento adequados às pessoas que vivem com distúrbios hemorrágicos. 

O trabalho do Hemocentro ocorrerá junto ao Instituto Hematológico Pediátrico Dra Victória Do Espírito Santo (Luanda, Angola).

Para saber mais sobre o Programa de Geminação WFH, clique aqui.
O Programa de parceiros da WFH é apoiado por financiamento exclusivo da Pfizer.

michel

Write a Reply or Comment