Conheça o hemocentro

SOBRE

O HEMOCENTRO


Sobre

Criado em 1985, o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp – Hemocentro da UNICAMP, atua como Centro de Referência em nível terciário e quaternário para a região de Campinas nas áreas de Hematologia e Hemoterapia, atendendo a uma população de aproximadamente 6 milhões de habitantes distribuídos em cerca de 120 municípios. As atividades assistenciais do Hemocentro são realizadas por suas duas Divisões Administrativas: Hematologia e Hemoterapia

Sistema da Qualidade

A certificação do Hemocentro da Unicamp pelas normas ISO/NBR 9002:1994 ocorreu em janeiro de 2002. Nos anos seguintes, a certificação foi atualizada com base nas novas versões da norma ISO/NBR 9001 (2000, 2005 e 2008).

Atualmente, O Hemocentro da UNICAMP mantém seu Sistema de Qualidade baseado na versão 2008 e está desenvolvendo ações para a atualização na versão 2015.
Seu Sistema de Qualidade também utiliza a norma ISO/NBR 14.000:2004 como referência e as diretrizes do Programada de Qualificação da Hemorrede (PNQH e PEQH).

DIVISÃO DE HEMATOLOGIA

A Divisão de Hematologia presta assistência médico-hematológica aos pacientes da região, através de atendimento ambulatorial (média de 80 pacientes/dia), hospitalar (18 leitos no Hospital de Clínicas da UNICAMP), quimioterápico (200 procedimentos/mês), odontológico e laboratorial especializados.

Em nossos ambulatórios são atendidos portadores de doenças hematológicas malignas e benignas desde as mais prevalentes até as formas mais raras. Os pacientes são atendidos em ambulatórios temáticos divididos por grupos de doenças correlacionadas entre si, o que proporciona um acompanhamento mais homogêneo e eficaz para cada indivíduo. Estes atendimentos são realizados por equipes de médicos hematologistas altamente qualificados, que também participam do ensino e pesquisas envolvendo muitas destas doenças, além de contribuírem de forma intensa para a definição de consensos e diretrizes sobre como estas doenças devem ser tratadas em todo o Brasil.

Nas enfermarias do complexo hospitalar do HC-Unicamp atendemos pacientes com doenças hematológicas que necessitam de internações breves ou prolongadas. Este atendimento é feito por uma equipe dedicada de hematologistas que supervisiona médicos residentes que se associam a nosso serviço através de um dos mais competitivos sistemas de avaliação para residência médica no Brasil. A assistência a estes pacientes e a supervisão aos residentes é feita de forma presencial por nosso corpo de hematologistas 24 horas por dia, 365 dias por ano.

O parque de laboratórios da Divisão de Hematologia oferece apoio diagnóstico nas áreas de hematologia geral, hemostasia, hemoglobinopatias, citogenética, marcadores celulares, biologia molecular em doenças hematológicas malignas e benignas. 

DIVISÃO DE HEMOTERAPIA

O setor de Hemoterapia realiza coletas de sangue de doadores voluntários, no próprio Hemocentro, em postos de coleta e em outros municípios com sua equipe móvel, passando por todos os passos estabelecidos pelas normas técnicas, dentro de padrões internacionais.

Em laboratórios específicos, realiza a separação do sangue em componentes (concentrado de hemácias, plasma, plaquetas, crioprecipitado), testa a qualidade do sangue doado e realiza exames de compatibilidade pré-transfusionais. 

Desenvolve campanhas permanentes de conscientização sobre a doação voluntária de sangue em municípios da região, visando o engajamento de toda a comunidade em seu trabalho e na manutenção de estoques seguros para o atendimento das necessidades transfusionais dos pacientes.

Atua fortemente na formação de recursos humanos para a área de hemoterapia através de um amplo rol de programas, cursos e estágios adaptados para os mais diferentes perfis profissionais.

É um dos principais centros de pesquisa brasileiros na área de hemoterapia, contribuindo de forma regular e consistente com a produção de pesquisas sobre diversos aspectos da medicina transfusional.

Missão

Dar atendimento hematológico e hemoterápico eficiente, com segurança, rapidez e resolutividade;

Desenvolver atividades:

  • de pesquisa nas áreas de hematologia e hemoterapia
  • de ensino para formação, especialização lato e strictu senso e treinamento em serviços na área de saúde
  • educacionais para a formação de doadores voluntários de sangue e de células progenitoras hematopoiéticas

Coordenar a Política do Sangue a nível regional e participar da política Estadual e Nacional.

Política de Qualidade

  • Atender as necessidades e anseios de nossos clientes e usuários;
  • Buscar continuamente a conformidade de nossos produtos e a melhoria de nossos processos considerando os riscos, incorporação de novas tecnologias, e uso racional dos recursos financeiros,  sem comprometer o meio ambiente;
  • Propiciar o desenvolvimento contínuo de nossos profissionais;
  • Desenvolver relações construtivas com nossos fornecedores;
  • Educar e firmar parcerias com as partes interessadas, cumprindo requisitos legais e institucionais para atingir metas e objetivos de qualidade e ambientais.

Visão de Futuro

Sermos reconhecidos na atividade hematológica e hemoterápica pela excelência na assistência médica, ensino e pesquisa, através do trabalho e comprometimento de todos os profissionais e pela busca incessante de melhorias em nossos processos e técnicas de inovação e de uso racional dos recursos, respeitando o meio ambiente.

Revisão adequada às diretrizes da Instituição realizada pelo GASG na 39ª Reunião de Análise Crítica em 12/12/2019.

Diretoria

Diretores e Coordenadores:

Coordenadora: Profa. Dra. Margareth Castro Ozelo

Coordenador Associado: Profa. Dra. Sara Teresinha Olalla Saad

Diretoria da Divisão de Hematologia: Prof. Dr. Erich Vinicius de Paula

Diretoria da Divisão de Hemoterapia: Prof. Dr. Fabricio Biscaro Pereira

Os números da Vida

864162

DOADORES DE
SANGUE

691845

BOLSAS DE
SANGUE

6200000

ÁREA DE
ABRANGÊNCIA

1.985

FUNDAÇÃO