agosto 26 2022 0Comentário

O aumento da expressão do miR-130a está relacionado à presença de úlceras de perna na anemia falciforme

Relevantes contribuições surgem da extensa colaboração estabelecida com o Hemocentro de Pernambuco (HEMOPE) e Universidade Federal de Pernambuco. Nesta correspondência publicada pelo grupo do Prof. Dr. Marcos André C. Bezerra, foram avaliados os níveis de expressão de miR-130a, LepR e os níveis séricos de leptina em pacientes com anemia falciforme (AF) e a associação desses biomarcadores com úlceras de perna nessa doença. Os pesquisadores mostraram que a expressão do miR-130a estava maior em pacientes AF que apresentavam úlcera de perna ativa comparados ao pacientes AF com úlcera curada e grupo controle (AF sem úlcera) e que o inverso foi detectado quando os níveis séricos da leptina foram investigados. Trata-se do primeiro estudo que demonstrou diferença na expressão do miR130-a em pacientes com úlcera ativa, curada e sem úlcera.

Consulte a publicação na íntegra: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/bjh.18018