novembro 03 2022 0Comentário

Bombeiros se mobilizam para doar sangue no Hospital Dr. Mário Gatti

Integrantes do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas doaram sangue na manhã desta segunda-feira, 31 de outubro, no posto de coleta do Hemocentro localizado no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. A mobilização da corporação ocorre diante da queda de doações, o que eleva a possibilidade de desabastecimento e de adiamento de cirurgias eletivas com potencial de grandes sangramentos, para poder garantir o insumo para as urgências e emergências.
 
“A ação dos Bombeiros é muito importante nesse momento onde os estoques estão críticos. É um ato nobre, que ajudará a salvar vidas”, disse o diretor técnico do Mário Gatti, Carlos Arca. Segundo ele, a corporação tem sido grande parceira em situações críticas como a que está ocorrendo. “A única forma para termos estabilidade nos estoques é com doações, uma vez que o sangue não pode ser produzido”, afirmou.
 
A corporação, em todo o Estado, realiza anualmente a campanha “Bombeiro Sangue Bom” em junho, julho e agosto, meses em que, estatisticamente, há menor número de doadores, ocasionando baixas no estoque. Diante da situação dos estoques no Hemocentro Unicamp, responsável por abastecer os hospitais do Sistema Único de Saúde da região, a corporação se mobilizou a fim de auxiliar na reposição das reservas.
 
A ação é parte da rotina do cabo Paulo Alexandre Ribeiro Pires, que duas vezes por ano doa sangue. “É muito importante o engajamento de todos para garantir os estoques e salvar vidas”, disse, após fazer a doação nesta segunda-feira.
 
O mascote Faísca, dos Bombeiros, esteve presente na ação. O grande boneco de cão dálmata, comandado pelo sargento Luís Carlos Dicara, interagiu com profissionais da saúde e convidou a comunidade a participar da ação voluntária.
Matéria e fotos: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/46389

michel

Write a Reply or Comment