outubro 13 2022 0Comentário

Hemocentro comemora o dia do cuidado paliativo

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) tradicionalmente celebra no mês de outubro uma data com o intuito de incentivar a participação de todas as equipes do país a divulgar o trabalho de Cuidados Paliativos e, principalmente, melhorar a comunicação com a sociedade em geral sobre a atividade.
A Campanha do Dia Mundial de Cuidados Paliativos deste ano teve como tema: Healing Hearts and Communities – Curando Corações e Comunidades. A escolha do tema foi motivada com base nos eventos ocorridos nos últimos dois anos, como a pandemia de COVID-19 e, neste ano, a invasão russa da Ucrânia, quando muitas famílias perderam entes queridos e o luto foi experimentado globalmente.
No Hemocentro Unicamp, em janeiro de 2018, iniciou-se o Ambulatório de Cuidados Paliativos, contando com equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermagem, serviço social, nutrição e equipe técnica de apoio, que oferece atendimento aos usuários em acompanhamento nos Ambulatórios de Hematologia.
Alcançando quase 200 pacientes e famílias assistidas, o pilar dos cuidados paliativos está baseado no conceito atualizado em 2022 pela Organização Mundial de Saúde (OMS): “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

Veja as fotos do dia:

Mais informações em: https://paliativo.org.br/cuidados-paliativos/dia-mundial-cuidados-paliativos-2022

michel

Write a Reply or Comment