julho 28 2020 0Comentário

Prefeitura anuncia Centro de Coleta de Sangue em parceria com o HEMOCENTRO Unicamp

Prefeito de Campinas Jonas Donizette, assinou na tarde desta segunda-feira 27 de julho, a doação de um terreno municipal para a construção do Centro de Coleta de Sangue de Campinas “Lázaro de Souza”. A assinatura aconteceu durante a transmissão ao vivo pela internet.

A obra é uma parceria entre a Prefeitura e o Hemocentro da Unicamp. O novo centro será na Rua Francisco de Assis Iglesias, sem número, atrás do Hospital da Mulher e ao lado do Sesi Amoreiras.

O nome do centro é uma homenagem ao pai do secretário Municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, que é uma das maiores autoridades em Hematologia no Brasil e no mundo.

A unidade vai substituir o posto de doação de sangue que funciona no complexo do Ambulatório do Hospital Mário Gatti, na Avenida Prefeito Faria Lima, 340.
A capacidade de coleta será ampliada em 50%. Atualmente, por ano, são cerca de 25 mil doadores de sangue e 20 mil bolsas de sangue. A unidade concentra 45,5% de todas as doações de sangue no município.

“O posto do Mário Gatti tem uma importância muito grande, que corresponde quase à metade do sangue que é doado na cidade de Campinas. Conseguimos o projeto, o terreno e a parceria. Agora eu vou atrás do dinheiro, que deve ser por volta de R$ 1,5 milhão. Acredito que muito em breve anunciaremos a fonte deste recurso.
Eu gostaria muito que viesse da iniciativa privada em alguma parceria, como fiz com os centros de Saúde Oziel, São Bernardo e a reforma da Policlínica. As secretarias de Governo e de Gestão e Controle estão buscando o recurso”, afirmou o prefeito.

Segundo o secretário de Saúde Carmino de Souza, a parceria da Pasta com a Unicamp, que é estadual, é fundamental para garantir a política pública de fornecimento gratuito e de qualidade do sangue para a população. “A nossa unidade de coleta, que fica dentro do Mário Gatti, ficou pequena, trabalha um período curto, atende muito menos gente que o necessário”, disse Souza.

 

foto

O projeto da nova unidade foi apresentado pelo diretor da Divisão de Hemoterapia da Unicamp, Fabrício Bíscaro Pereira. A coordenadora do Hemocentro da Unicamp, Margareth Castro Ozelo, esteve presente no anúncio; e o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, participou por videoconferência.

“É uma alegria poder ter um novo centro de coleta de sangue em Campinas. Parabenizo a Prefeitura por essa iniciativa e ao dr. Carmino (secretário de Saúde de Campinas) por essa luta constante por essa causa da hematologia, tão fundamental para combater doenças. Essa é mais uma parceria que será feita com o Hemocentro da cidade em termos de pesquisas, de atendimento à população e de assistência, que é tão fundamental para todos. Cada vez mais em conjunto as instituições públicas devem se fortalecer mutuamente com
essas parcerias”, afirmou reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

 

foto-site

De acordo com o projeto apresentado por Pereira, o novo Centro de Coleta terá mil metros quadrados e será construído no terreno doado pela Prefeitura.
A expectativa é de que a obra comece ainda este ano. “O Hemocentro foi criado em 1985 e tem uma abrangência muito grande. Estimamos que atenda a uma população aproximada de 6 milhões de habitantes. Praticamente todo o sangue do SUS é fornecido pelo Hemocentro. Temos o compromisso de abastecer todos os hospitais de Campinas e região”, disse Pereira.
Com o novo centro, o horário de atendimento será das 8h às 18h. Hoje, o posto do Mário Gatti funciona de 7h30 às 15h. O funcionamento continuará sendo de segunda-feira a sábado.

O espaço terá também uma ampla área para receber grupos de doadores. Terá estacionamento e ficará praticamente em frente a um terminal do BRT.

Veja a matéria completa em http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=39069

Fotos acesse

hemocentro

Write a Reply or Comment