[vc_row][vc_column][vc_column_text]A hemólise intravascular resulta na liberação de hemoglobina (Hb) e, consequentemente, desencadea mecanismos inflamatórios. Numerosas doenças hematológicas e eventos não hematológicos, incluindo anemia falciforme, reações de transfusão de sangue, e algumas infecções, estão associadas à hemólise em vários graus.
Este estudo, realizado num modelo animal de hemólise, mostra que a molécula Didox, um inibidor de ribonucleotídeo redutase e anti-oxidante, é capaz de diminuir processos inflamatorios após um estimulo hemolítico. Este estudo foi feito no Laboratório de Inflamação Vascular, sob a coordenação da Nicola Conran, com participação do Prof Fernando Costa e pesquisadores da Universidade de Minnesota, EUA, e a empresa, Molecules for Health, EUA. O trabalho foi financiado pela FAPESP (Proc. 14/ 00984-3).
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1079979619304024?via%3Dihub[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][/vc_row]